Semana da água em Lages

No dia 18 de março CISAMA participou da abertura da Semana da Água, que aconteceu no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), onde ocorreu a assinatura do manifesto que reforça o compromisso de desenvolver ações para melhorar os números de saneamento em Lages.

O compromisso firmado é para o investimento em saneamento básico, pois segundo a pesquisa Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População, do Instituto Trata Brasil, doenças concernentes a sistemas de água e esgoto inadequados e às deficiências de higiene causam a morte de milhões de pessoas todos os anos, com prevalência nos países de baixa renda. A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que cada R$ 1 investido em saneamento gera a economia de R$ 4 na área de saúde.

A criação do Fórum Permanente resultou de uma ação conduzida pelo Banco da Família e pela empresa Tigre, com o apoio da Water.org, a partir de um workshop para a co-criação de uma agenda de eventos pela ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Estão engajados na Semana da Água em Lages os seguintes parceiros em si: Prefeitura de Lages (Secretarias do Meio Ambiente, da Educação e Saúde), Banco da Família, Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), Orion Parque Tecnológico, Epagri, Polícia Militar Ambiental, Grupo Voluntários da Alegria, Semasa, Águas do Planalto, Klabin, CISAMA, Projeta Ambiental Jr., Udesc, Uniplac, Parque Natural de Lages, Comitê Rio Canoas, Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz e Centro de Controle de Zoonoses.