"REGIÃO SERRANA PARTICIPA DE ESCOLA DE VERÃO SOBRE PROCESSOS COOPERATIVOS E ASSOCIATIVOS"

Entre os dias 17 a 22 de fevereiro ocorreu a quarta edição da Escola de Verão do Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). Como parte de sua programação, os participantes da Escola de Verão estiveram na região da Serra Catarinense no dia 19/02 e visitaram duas experiências no município de São José do Cerrito: uma delas a da Associação de Criadores de Frango Caipira, onde se pode conhecer um pouco da história da Associação e da recente criação da cooperativa Coopersalto, além da visita à unidade de abate de frangos; outra experiência visitada foi da propriedade de Dona Ilda, produtora de queijo serrano e integrante da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense (Aproserra), que possui uma pequena agroindústria. Em Lages, no Auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na tarde do mesmo dia, ocorreu uma das mesas de debate da Escola de Verão, intitulada, "Processos Cooperativos e Associativos no Planalto Serrano Catarinense". Nesta mesa se discutiram os projetos, parcerias e a história de diversas organizações locais envolvidas com o desenvolvimento rural, como a Cooperserra (Coop. Ecológica de Agricultores e Consumidores da Região Serrana), a Aproserra, o Centro Vianei de Educação Popular e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA). Algumas fotos das atividades podem ser vistas abaixo.

A Escola de Verão é uma atividade organizada em diferentes temáticas pela Rede AUGM, a qual reúne um total de 39 Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Comitê PROCOAS é o grupo técnico-acadêmico destinado a abordar e promover, com enfoque multi e interdisciplinar, as temáticas da cooperação, associativismo e economia solidária. Nesse espaço, as Escolas de Verão se organizam visando reforçar as ações sociais e pesquisas da Rede AUGM, com foco nos processos cooperativos e associativos. A edição da Escola de Verão organizada pela UFSC em Santa Catarina teve o título: "Processos Cooperativos e Associativos em Dinâmicas de Desenvolvimento Rural". Ao longo dos seis dias, em diferentes regiões catarinenses, foram compartilhados espaços para a apresentação e intercâmbio de resultados de pesquisas e experiências relacionadas à temática nos diferentes países de origem dos participantes, além de conhecerem diversas experiências desenvolvidas no Estado. Para isso foram implementadas palestras, mesas redondas e visitas de campo em diferentes municípios. Participaram da Escola 40 estudantes de graduação e pós-graduação de 23 Universidades públicas de Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, assim como 5 professores de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

A organização desta edição da Escola foi liderada pelo Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da UFSC, junto com o Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE) e o Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (LECERA). Na UFSC, a Pró-reitoria de Extensão, a Secretaria de Relações Internacionais e o Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas deram o suporte institucional na organização do evento. A atividade foi credenciada como disciplina de pós-graduação no Programa em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC (SINTER), e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSC (PRAE).

Para além dos universitários envolvidos, a Escola se constituiu como um espaço de debate, troca de experiências e conhecimentos junto com as instituições e organizações da sociedade civil que constroem ações cooperativas e associativas para o desenvolvimento rural em diferentes municípios do Estado de Santa Catarina. Nesse sentido suas atividades foram desenvolvidas com as seguintes parcerias e localizações: Centro de Ciências Agrárias da UFSC, em Florianópolis; Escola de Ensino Básico 25 de maio, do assentamento Vitória da Conquista em Fraiburgo; Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária do Vale Europeu (CRESOL Vale Europeu), em Águas Mornas; IFSC em Lages; e Acolhida na Colônia em Alfredo Wagner. Em cada contexto foram organizadas atividades de formação e troca abertas à participação da comunidade local.

Equipe Organizadora da Escola de Verão PROCOAS 2020.