Profissionais discutem aplicação de recursos da Assistência Social

 

Profissionais discutem aplicação de recursos da Assistência Social

Publicado em 17/09/2020 às 14:39 - Atualizado em 17/09/2020 às 14:39

 

Como proceder a aplicação dos recursos federais na Assistência Social. Foi o foco de reunião por videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira (16), com participação da assessora de Assistência Social da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Rosângela Ribeiro e o Contador Social da CNM, Paulo Pimenta.
Ao menos 40 técnicos participaram da live, entre assistentes sociais, psicólogos, gestores de assistência social e técnicos dos 18 municípios da Serra Catarinense. A videoconferência foi coordenada pelo assistente social do Sistema Amures, Lauro dos Santos que destacou a importância de se cumprir a Portaria nº 100, de 14 de julho de 2020.
"Esta portaria orienta o funcionamento da rede socioassistencial de Proteção Social Básica - PSB e de Proteção Social Especial - PSE de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, como deve ser a oferta do atendimento à população nos diferentes cenários epidemiológicos da pandemia causada pela Covid-19", declarou Lauro dos Santos.
Ao observar que haviam pedidos por esta reunião do Colegiado de Assistência Social, Lauro dos Santos disse que são muitas as Notas Técnicas que precisam ser cumpridas, especialmente neste período de pandemia. E reiterou que o desafio é compreender a forma como a Assistência Social incide no enfrentamento a Covid-19.
Rosângela Ribeiro destacou que o caminho dos profissionais é saber como ocorre a consequência social no âmbito da Covid-19. "Temos de pensar inclusive na retomada gradual das atividades presenciais da assistência social".
Ela cita o aumento da violência contra o idoso, mulher e a criança como consequência do isolamento domiciliar e o aumento da desigualdade social, como desdobramentos da pandemia. "Temos de estar preparados para atender essas demandas", reitera.
O secretário executivo da Amures Walter Manfroi, falou em nome do presidente da associação de municípios prefeito de Correia Pinto Celso Rogério Alves Ribeiro e elogiou a iniciativa do grupo para a boa aplicação dos recursos públicos. "Este tipo de informação evita aplicação indevida de recursos ou mau uso do dinheiro público. Especialmente neste momento crítico gerado pela pandemia", ponderou.