Cisama inicia compra compartilhada de materiais escolares, esportivos e de informática

Processo de compra conjunta de materiais escolares, esportivos e componentes de informática, inédito na Serra Catarinense foi iniciado na manhã desta quarta-feira (24), através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama. Onze municípios se manifestaram para a compra em escala, o que deve gerar menor custo e economia significativa aos municípios.
Uma comissão avaliadora dos produtos a serem ofertados às Secretarias Municiais de Educação, se reuniu no auditório da Amures para analisar cada um dos 435 itens que estão na lista de compra compartilhada. O diretor executivo do Cisama Selênio Sartori explicou que a compra conjunta impactará positivamente na economia aos cofres das prefeituras.
"É uma experiência inédita e a expectativa é a melhor possível. Os prefeitos validaram a compra conjunta e assim como esta modalidade é vantajosa economicamente, a responsabilidade também é compartilhada", frisou Sartori. A comissão avaliadora dos itens disponibilizados pelos fornecedores é formada por representantes de dez municípios e um do Cisama.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, observou que a qualidade dos produtos a serem adquiridos pelos municípios será preservada. "Importante frisar que antes de fechar qualquer compra, a comissão avaliadora emitirá parecer, o que assegura a qualidade da mercadoria", disse destacando que em outras áreas, as compras compartilhadas também poderão ser implementadas com a mesma dinâmica.
O coordenador do Programa de Educação Municipal do Cisama, Carlos Moreira e o coordenador contábil do Cisama, Pedro Jovane da Silva a explicaram aos secretários, como funcionará o sistema e o passo a passo da compra compartilhada. E como os municípios incluíram os seus itens no sistema para aderir à modalidade de aquisição.