You are currently viewing Usina de asfalto do Cisama executa projeto piloto

Usina de asfalto do Cisama executa projeto piloto

Um projeto piloto de pavimentação com produção da usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, foi executado na manhã dessa terça-feira (07), numa das quadras da rua Pará, bairro Sagrado Coração de Jesus. Em apenas cinco horas de trabalho, foi asfaltado 120 metros com execução de 132 toneladas de massa asfáltica entre a Avenida Presidente Vargas e a rua Maranhão.

Coordenada pelo engenheiro civil do Cisama, Jefferson Vieira, a pavimentação iniciou às 8h e encerrou às 13h. Além do processo de usinagem, o espalhamento do asfalto foi executado com a máquina vibro acabadora do consórcio. O trabalho foi em conjunto com a equipe técnica da secretaria de Obras da prefeitura de Lages.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, e o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, estiveram na obra para conhecer a aplicação e a qualidade do asfalto que está sendo ofertados aos 18 municípios da Serra Catarinense. “Os prefeitos poderão vir aqui conhecer a qualidade desse serviço e contratar a execução em seus municípios. Além da qualidade, o custo fica em média 35% mais barato que os preços praticados no mercado”, disse Walter.

Desde o dia 25 de junho, a usina de pavimentação asfáltica que tem gestão associada dos municípios da Amures, está com a Licença Ambiental de Operação (LAO) aprovada junto ao Instituto de Meio Ambiente –  IMA. Isso significa que a unidade está autorizada ao processo de usinagem de produção de concreto asfáltico, como o que foi entregue à prefeitura de Lages nessa terça-feira.

Agora resta apenas a pintura horizontal da parte recuperada da rua Pará. O Cisama também pode aplicar a sinalização, mas tem de ter o sinal verde da secretaria de Obras. Se fosse contratada uma empresa comercial para a obra executada pelo Cisama, a prefeitura teria desembolsado em torno de R$ 100 mil. Mas, como foi pavimento asfáltico de gestão associada, a economia aos cofres do município oscilou na faixa de R$ 35 mil.

Situada no loteamento Novo Sul, bairro Ferrovia, a usina está pronta e em plenas condições de operar graças à parceria com a prefeitura de Lages que cedeu o terreno pelo prazo de 20 anos. A usina tem capacidade de produção de até 120 toneladas de massa asfáltica por hora.

Texto/Fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures